O porquê da escolha deste tema

Os primeiros socorros sao uma serie de procedimentos simples com o intuito de manter vidas em situaçoes de emergencia, feitos por pessoas comuns com esses conhecimentos, ate a chegada de atendimento medico especializado.
Diversas situações podem precisar de primeiros socorros. As situações mais comuns são para atender vitimas de acidentes automobilísticos, atropelamentos, inêndios, afogamentos catástrofes naturais, acidentes industriais, tiroteios ou para atender pessoas que passem mal: Ataque cardiaco, ataques epilépticos, convulsoes, etc...Escolhemos trabalhar sobre este tema pois é um assunto que se insere na nossa área de estudo, ciências e tecnologia, e é algo que pode ser útil a qualquer pessoa para ajudar a salvar vidas. Queríamos também ajudar a nossa escola, uma vez que esta não esta preparada com o devido equipamento no caso de ser necessário socorrer alguém (que tanto pode ser um aluno, como um professor ou um funcionário).

terça-feira, 28 de abril de 2009

Farmácia Sália - Semana Desportiva

Caixa de Dúvidas



No periodo passado elaborámos a caixa de dúvidas, no entanto ainda não tinhamos posto a actividade em prática.
Ao longo da última semana fomos às turmas de 7ºano e pedimos que no papel fornecido por nós (onde apenas pedia a idade e o sexo), nos colocassem qualquer pergunta sobre saúde, alimentação ou sexualidade. As respostas, que ainda não formulámos, serão expostas em cartaz no àtrio da entrada da escola. Dos 128 alunos que participaram na actividade, 21 entregaram o papel em branco, 6 fizerem perguntas não relacionadas com o tema, e 3 apresentaram perguntas sem nexo. Obtivémos então o seguinte gráfico:

quinta-feira, 23 de abril de 2009

Simulacro

Ao longo desta semana fomos às turmas de 7ºano falar sobre as regras de segurança da escola em caso de catástrofe, e explicar como funciona a planta de emergência e os locais onde esta se encontra. O nosso principal objectivo era que os novos alunos da escola soubessem como reagir no caso de emergência.

Hoje, no último bloco de aulas da manhã, ocorreu o simulacro. Estáva previsto termos cronometrado o tempo que a escola demorava a ser evacuada, mas estávamos a ter uma aula de educação fisíca (e como não sabiamos quando ia ocorrer esta simulação), não foi possivel realizar a cronometragem prevista.

Apenas nos apercebemos do simulacro quando vimos vários alunos a sairem da escola e deslocarem-se para o pátio. Posto isto fomos para dentro da escola verificar se estava a correr tudo bem nos corredores. Quando chegámos já só encontramos alguns funcionários e professores. No entanto deparámo-nos também com alguns erros que devem ser corrigidos com a maior brevidade:

- no ginásio pequeno não se ouve a campainha da escola, quando lá chegámos estava a decorrer uma aula, normalmente, sem que nenhum aluno nem professor se tenha apercebido do que se estava a passar. Numa situação real poderia originar graves problemas...

- no refeitório deparámo-nos com o mesmo problema, ninguém ouviu o alarme da escola. Estavam lá dentro funcionários e alunos a almoçar, e apesar de verem a agitação lá fora não largaram os seus almoços, pois associaram logo que se trataria de um simulacro. Até era mas poderia não ser, e todo aquele aparato foi insignificante para as pessoas que se encontravam no refeitório.

domingo, 19 de abril de 2009

Regras de segurança em caso de emergência

ALUNOS

Normas Gerais de Segurança:

• Zelar pela não danificação do material de combate a incêndios que exista na escola (extintores, mangueiras de incêndio) pois, em caso de emergência esse material é imprescindível / muito importante;
• Respeita as proibições e os avisos que se referem à segurança;
• Informar os professores ou o Conselho Executivo de qualquer situação anormal que possa pôr em risco a segurança de todos, de forma a prevenir o acidente.

Procedimentos a adoptar em caso de incêndio:

• Não entrar em pânico;
• Abandonar o local de forma rápida e ordeira, seguindo o trajecto indicado na planta de emergência;
• Nunca voltar atrás, nem parar nas portas de saída ou nas escadas;
• Ajudar sempre os colegas mais assustados, evitando que eles entrem em pânico;
• Quando na sala de aula, seguir as instruções do professor e abandonar o local em grupo, formando uma coluna;
• Dirigir-se com o(a) professor(a) e os colegas para o local de concentração;

Procedimentos a adoptar em caso de sismo:

• Quando estiver em qualquer espaço coberto da escola, nunca correr para a saída;
• Manter-se afastado das janelas, lâmpadas, móveis ou objectos grandes ou pesados;
• Proteger-se debaixo das portas interiores, nos cantos da sala ou do edifício e debaixo das mesas de madeira;
• Após o 1º abalo acontecem outros de menor intensidade ( réplicas ), por isso só se deve abandonar a sala ou o local quando se ouvir o sinal de alarme ou se forem dadas instruções nesse sentido por professores ou funcionários;
• Quando for dado o sinal para abandonar o local, devem ser seguidas à risca todas as regras de evacuação em caso de incêndio atrás referidas;
• Depois de se sair do edifício, em direcção ao ponto de concentração, devem manter-se afastados do mesmo, dos muros e das colunas que poderão desabar;
• Quando se encontrarem no recinto exterior, na altura do abalo, devem encaminhar-se logo para o ponto de concentração, sempre afastados das construções que podem desabar;



PROFESSORES

Procedimentos a adoptar em caso de incêndio:

• Ao sinal de alarme deverá repetir a ordem de evacuação com voz calma e autoritária de forma a evitar o pânico;
• Ordenar ao Delegado/Subdelegado da turma que estiver a leccionar para abrir a porta da sala e conduza os restantes alunos, atrás de si, no caminho de evacuação
• Dirigir os alunos para as saídas indicadas, orientando a sua deslocação para os locais de concentração (trajecto indicado nas plantas de emergência)
• Não deixar os alunos regressarem sob qualquer pretexto
• Verificar no local de concentração (através do livro de ponto) se falta algum dos alunos que estavam presentes na sala
• Permanecer com os alunos no local de concentração até receberem instruções das entidades competentes

Procedimentos a adoptar em caso de sismo:

• Manter os alunos afastados das janelas, lâmpadas, móveis ou objectos grandes ou pesados
• Ordenar aos alunos que se protejam debaixo das mesas, nos cantos das salas ou debaixo das portas interiores
• Transmitir a todos, as ordens com voz calma e segura, de forma a evitar o pânico
• Após o 1º abalo seguem-se outros de menor intensidade ( réplicas ), por isso não deve deixar os alunos abandonarem a sala e os locais de protecção, sem ter a certeza que estes já não correm perigo ou sem ter ouvido o sinal de alarme
• Quando for seguro abandonar o local, dê a ordem de evacuação e oriente os alunos no percurso de evacuação, em direcção ao ponto de concentração
• Ao sair do edifício em direcção ao local de concentração, verifique se todos se mantêm afastados do mesmo, dos muros e das colunas susceptíveis de cair



FUNCIONÁRIOS

Procedimentos a adoptar em caso de incêndio:

• Ao ouvir o sinal de alarme deverá repetir a ordem de evacuação com voz calma e autoritária de forma a evitar o pânico;
• Seguir as indicações / instruções específicas que constam neste plano, de acordo com o lugar que ocupa no momento;
• Dirigir os alunos para as saídas do edifício da escola , orientando os alunos para as vias de evacuação a utilizar ( trajecto indicado nas plantas de emergência );
• Não deve deixar os alunos regressarem ao edifício da Escola sob qualquer pretexto;
• Deve ser o último a abandonar salas e / ou corredores e dirigir-se para o local de concentração ( ver plantas de evacuação );
• Devem permanecer no local de concentração até receber instruções das entidades competentes.

Procedimentos a adoptar em caso de sismo:

• Manter os alunos afastados das janelas, lâmpadas, móveis ou objectos grandes ou pesados;
• Ordenar que se protejam debaixo das mesas, nos cantos das salas ou debaixo das portas interiores;
• Transmitir todas as ordens com voz calma e segura de forma a evitar o pânico;
• Após o 1º abalo seguem-se outros de menor intensidade ( réplicas ), por isso não deve deixar os alunos abandonarem a sala e os locais de protecção, sem ter a certeza que estes já não correm perigo ou sem ter ouvido o sinal de alarme;
• Se considerar seguro abandonar o local, dê a ordem de evacuação e oriente os alunos no percurso de evacuação, em direcção ao ponto de concentração.